Google Glasse vai revolucionar o ensino
O Google Glass é um dispositivo em forma de par de óculos fixado no olho director (normalmente o direito) que disponibiliza um pequeno monitor acima do campo de visão.
O utilizador pode visualizar mapas, rotas rodoviárias, previsão do tempo, pesquisar informações na Internet, efectuar chamadas de vídeo e… tirar fotos de objectos que estejam no seu campo de visão partilhando-as de imediato nas suas páginas pessoais nas redes sociais.
Este projecto tem vindo a ser testado desde 2013 em diferentes ambientes para estudar e melhorar as suas diferentes aplicações, estando disponível para compra desde o passado mês de Maio.
O professor de física Andrew Vanden Heuvel, que dá aulas online a alunos e todo o mundo foi um dos que pode experimentar esta nova tecnologia.
Para demonstrar as potencialidades desta nova tecnologia interactiva em tempo real este cientista levou-nos ao maior acelerador de partículas do mundo no CERN, na Suíça:
Este tipo de experiência interactiva poderá ser feito visitando a Antártica, as pirâmides no Egipto, o Monte Everest, uma zona de guerra ou mesmo a Casa da Moeda ou o Palácio de Belém.
Outras experiências estão a ser realizadas no âmbito do ensino para testar o potencial deste aparelho «visionário».
jcl